Cozinha Operacional
Segurança Alimentar
Na minha lista das necessidades mais básicas que precisamos nos atentar, em terceiro lugar vem a alimentação e hidratação.
Estamos acostumados a sempre ter um mercado, uma venda ou um bar aberto, e em caso de necessidade, corremos até um desses, ou outros, pontos de aquisição pelo comércio e resolvemos o problema de forma quase que imediata. Mas e se o comércio não estiver disponível, como você resolve? Quanto tempo você consegue manter você e os seus alimentado e hidratado?
Você tem uma reserva de alimentos caso venha outra pandemia, ou guerra e o comércio feche as portas por dois ou três meses pelo menos? Numa greve de caminhoneiros, caso falte arroz, feijão e itens básicos no mercado, você ainda tem comida quanto tempo?
Neste texto não vou entrar em técnicas de armazenagem de alimentos, só quero que reflita o quanto você está vulnerável, ou preparado. Deixei vários links de canais do YouTube que já ensinaram isso e talvez num futuro, quando estiver reabastecendo meu estoque, faça um vídeo mostrando como fazer.
Mas como dica, vou deixar uns conselhos.
1 - Olhe sempre a validade e condições das embalagens (evite embalagens rasgadas, violadas e amassadas).
2 - Sempre prefira embalagens a vácuo.
3 - Compre o que está acostumado a comer.
4 - Pense sempre que a próxima compra pode ser só daqui a três meses ou mais, então tente deixar uma quantidade suficiente de alimentos que não estraguem neste período disponível.
5 - A luz e a umidade estragam vários alimentos, então evite esses locais para guardar.
6 - Pense que você tem uma tabela nutricional mínima a cumprir, então tenha uma certa diversidade de coisas além de arroz feijão e macarrão. Se possível adicione conservas, carnes desidratadas e curadas, tenha uma horta, e aprenda coisas novas como fazer queijos, manteiga e coisas de maior durabilidade.
7 - Saiba quantas pessoas você está alimentando. Não adianta montar suas contas pra três pessoas, se na hora do apuro sua família são em sete pessoas. Tenha uma redundância, se possível e saiba proteger o que guardou. Não espalhe pra todo mundo o que tem ou deixa de ter, caso faça isso pode virar um alvo em uma situação de crise.
8 - Guarde água suficiente para cozinhar a comida que guardou e tenha pelo menos uma forma de purificar ela para consumo.
9 - Tenha gás, lenha, gasolina, álcool e outros inflamáveis de reserva pois se deixar a comida no sol, geralmente ela não cozinha sozinha.
10 - Ensine outras pessoas a se preparar, eu estou fazendo minha parte.